Procon

Esta API funciona de forma semelhante ao monitoramento de distribuições: você nos fornece os logins da empresa nos sistemas do Procon (SINDEC, outros) e nós fazemos logins automatizados diariamente (a partir das 17h) nos SINDECS de todo Brasil buscando as novas reclamações abertas contra a empresa dos logins fornecidos.

Para cada nova CIP obtida, realizamos o tratamento dos dados, classificando automaticamente a reclamação dentro de um conjunto de critérios pré-estabelecidos. Enviamos então diariamente via Excel ou chamada na API os detalhes das reclamações (CIPs).

A automatização deste processo acelera a análise e resposta à carta.

Por padrão os robôs retroagem até 30 dias da data atual. Mas, caso seja necessário, é possível varrer qualquer período solicitado.

O número FA é um número de atendimento, chamado Folha de Atendimento, e independe de ser uma CIP ou uma Reclamação, qualquer um dos dois tem um número FA.

Uma Reclamação pode se originar de uma CIP ou não.

O mesmo número FA pode existir numa CIP e numa Reclamação caso a primeira tenha dado origem à segunda.

Se enviamos uma CIP e depois uma Reclamação com mesmo número a cobrança é feita uma vez para a CIP e outra para a Reclamação, afinal são duas entidades diferentes que inclusive são tratadas por áreas diferentes em muitas empresas, mesmo que uma tenha dado origem à outra.

O padrão da API é enviar apenas CIPs. Caso deseje receber também reclamações, entre em contato com nosso Suporte.

Pré-requisitos

Para utilizar esta API e poder ter notificações dos sistemas Procon coletadas pelos robôs, é necessário:

Funcionamento

  1. Cadastro de Credenciais Via API, o cliente cadastra os logins da empresa nos sistemas do Procon. Cada credencial é associada a uma empresa (company) e a uma origem (source). → Veja: `credenciais https://api.jusbrasil.com.br/docs/procon/credentials.html`_

  2. Coleta Automática Diária Após o horário comercial (geralmente a partir das 17h), os robôs realizam login e capturam todas as novas CIPs e Reclamações vinculadas ao CNPJ do login.

  3. Tratamento de Dados Os dados passam por validações, classificação automática e organização dos anexos conforme regras internas.

  4. Entrega das Notificações As manifestações são: - Enviadas por HTTP POST para o sistema do cliente; ou - Disponibilizadas para consulta via API OP, autenticada por token.

    → Exemplo: veja o schema em procon_cip

Cobertura

Monitoramos diariamente de forma eletrônica e automatizada todos os sites SINDEC, além do Procon de Campinas.

Listagem de orgãos/sistemas Procon cobertos:

  • Sindec AC
  • Sindec AL
  • Sindec AM
  • Sindec CE
  • Sindec GO
  • Sindec ES
  • Sindec PR
  • Sindec RS
  • Sindec PB
  • Sindec TO
  • Sindec PA
  • Sindec PE
  • Sindec RN
  • Sindec RJ
  • Sindec BA
  • Sindec DF
  • Sindec MG
  • Sindec Belo Horizonte
  • Sindec PI
  • Sindec MA
  • Sindec SP
  • ProconWeb Campinas
  • ProconWeb São José dos Campos
  • Sindec Paulistano
  • Sindec MT
  • Sindec MS
  • Sindec SC
  • Sindec SE
  • Sindec RO
  • Proconsumidor
  • Sistema Integrado ProconSP
  • Sistema Integrado ProconSP 2

Recomendamos inscrever seu e-mail para receber atualizações da cobertura.

Além disso, a lista completa e atualizada também pode ser visualizada seguindo a documentacão de sistemas.

Robô Proconsumidor

O funcionamento geral segue o mesmo princípio dos robôs Sindec. Este robô faz o login o usuário/senha fornecido pelo cliente final, seleciona o fornecedor correspondente que está habilitado na conta, entra na página de atendimentos, seleciona a opção “Todos” no campo “Credenciada de Atendimento” e realiza a busca, capturando todas as reclamações dos últimos 30 dias.

Monitoramento e Frequência

  • Todos os logins são utilizados pelo menos uma vez ao dia, sempre após o fim do expediente comercial.
  • A coleta pode ser de 15 até 30 dias retroativos na primeira execução, dependendo do sistema. Caso precise que seja realizada uma coleta retroativa maior que esse período, entre em contato com o seu CS.

Cadastrando logins de fornecedores monitorados

Siga os passos abaixo para configurar o monitoramento:

  1. Cadastre a empresa (company) conforme documentação: `https://api.jusbrasil.com.br/docs/procon/companies.html`_
  2. Em seguida, registre a credencial (credential) seguindo a documentação: `https://api.jusbrasil.com.br/docs/procon/credentials.html`_

Aviso

Caso prefira não usar a API, você pode preencher esta planilha e retornaremos em até 48h com a confirmação do pedido e o prazo de ativação do monitoramento.

Exemplo de retorno webhook com eventos descrevendo novas reclamações PROCON

No campo data dos eventos, enviamos uma única reclamação, com o schema procon_cip.

O evento exemplo abaixo notifica sobre uma nova reclamação de um procon_fornecedor.

HTTP/1.1 200 OK
Content-Type: application/json

{
  "target_url": "https://op.digesto.com.br/api/procon_cip/1234",
  "source_user_custom": "login_fornecedor_cliente_1235",
  "created_at": "2016-05-25T08:38:32.941264",
  "source_url": ["https://op.digesto.com.br/api/procon_fornecedor/53"],
  "target_number": "21.001.035.17-0040211 03/11/2017",
  "evt_type": 10,
  "data": {
      "id_digesto": 26323,
      "numero_fa": "21.001.035.17-0040211",
      "situacao": 0,
      "situacao_outro": null,
      "tipo_cip": "Sindec CIP Eletronica",
      "resposta_prazo_expirada": 0,
      "data_geracao": "03/11/2017",
      "data_aviso": "03/11/2017",
      "prazo_resposta": "18/11/2017",
      "data_extracao": "03/11/2017",
      "estado": "MA",
      "municipio": "São Luís",
      "consumidor_nome": "JOAO SILVA",
      "consumidor_cpf": "82449929314",
      "fornecedor_nome": "Banco Panamericano",
      "fornecedor_cnpj": "59285411000113",
      "procon_nome": "PROCON ESTADUAL DO MARANHÃO",
      "sindec_url": "http://sindec.sedihc.ma.gov.br/sindecconsulta/defaultfornecedor.asp",
      "procon_codigo": "sindecma0001",
      "procon_instancia_id": 1,
      "fornecedor_usuario": "592854110003",
      "anexos": "https://storage.googleapis.com/procon-data/sindecsp0001-cipeletronica-35001003191291441.pdf?Expires=1888274800&GoogleAccessId=dg-op-web%40digestojud.iam.gserviceaccount.com&Signature=K5aAp%2FQuKuof0u8J10lPWx79%2FLxKXoZjkIg%2FEs%2B0figsrRR4Egjb9ZzBOa3dbc%2ByPPRqpHHeFUbb3y3hrdrDpxcKxglI9jXg9e0c8I5GCh81u82wnS7nkfQiKsbBG%2BOg2AxFWBUhXUnFQd6P47Jl6xKbcuSa2jFoGCbGv0Z%2F92HEaY517Hbds%2F8xDEWe%2F3%2BLRO3trHWuoPJccx3Gq86IxtIVszu7rs8p8IxxtbEfpFDsHrzR6QeOyBbG0CVrJtkj7CTQDZfKb6%2B4i0dbwhNKF0D5WmKCT02S7jtaLtMLMgw54bX1Dn%2BoVUubbPQwuQioIlv5W9Sc8Cq0HjIP5zdemg%3D%3D, https://storage.googleapis.com/procon-data/sindecsp0001-cipeletronica-35001003191291441.pdf?Expires=1888274800&GoogleAccessId=dg-op-web%40digestojud.iam.gserviceaccount.com&Signature=K5aAp%2FQuKuof0u8J10lPWx79%2FLxKXoZjkIg%2FEs%2B0figsrRR4Egjb9ZzBOa3dbc%2ByPPRqpHHeFUbb3y3hrdrDpxcKxglI9jXg9e0c8I5GCh81u82wnS7nkfQiKsbBG%2BOg2AxFWBUhXUnFQd6P47Jl6xKbcuSa2jFoGCbGv0Z%2F92HEaY517Hbds%2F8xDEWe%2F3%2BLRO3trHWuoPJccx3Gq86IxtIVszu7rs8p8IxxtbEfpFDsHrzR6QeOyBbG0CVrJtkj7CTQDZfKb6%2B4i0dbwhNKF0D5WmKCT02S7jtaLtMLMgw54bX1Dn%2BoVUubbPQwuQioIlv5W9Sc8Cq0HjIP5zdemg%3D%3D, https://storage.googleapis.com/procon-data/sindecsp0001-cipeletronica-35001003191291441.pdf?Expires=1888274800&GoogleAccessId=dg-op-web%40digestojud.iam.gserviceaccount.com&Signature=K5aAp%2FQuKuof0u8J10lPWx79%2FLxKXoZjkIg%2FEs%2B0figsrRR4Egjb9ZzBOa3dbc%2ByPPRqpHHeFUbb3y3hrdrDpxcKxglI9jXg9e0c8I5GCh81u82wnS7nkfQiKsbBG%2BOg2AxFWBUhXUnFQd6P47Jl6xKbcuSa2jFoGCbGv0Z%2F92HEaY517Hbds%2F8xDEWe%2F3%2BLRO3trHWuoPJccx3Gq86IxtIVszu7rs8p8IxxtbEfpFDsHrzR6QeOyBbG0CVrJtkj7CTQDZfKb6%2B4i0dbwhNKF0D5WmKCT02S7jtaLtMLMgw54bX1Dn%2BoVUubbPQwuQioIlv5W9Sc8Cq0HjIP5zdemg%3D%3D"
  }
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